quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Um pouco de Ribeirão, um pouco de mim...

By Pri

Depois de postar a História de nosso bom café pelo mundo vamos continuar meu dedinho de prosa...

Ainda há muito para se ver, aqui você pode conhecer a História do Café no Brasil

Estava eu navegando pela NET em busca da foto da Cafeteria Única, quando achei esse LINK com a História de Ribeirão
http://www.ribeiraopretoonline.com.br/ruasecaminhos.php (você clica na Rua por Ordem Alfabética e aparece a Biografia do Personagem - aproveitem, é uma viagem pela História)....

Mas vamos seguindo pela minha história (que acaba sendo tão simples diante da imensidão que é o assunto CAFÉ)....

Quando era pequena - aqui mesmo em Ribeirão Preto - aqui mesmo - quem lembra da Canção Rei do Gado e Rei do Café???

Diz a Lenda que essa disputa foi na nossa Cafeteria "A Única"...


Mas voltando à minha infância - tempos bons - meu avô é quem fazia o cafezinho lá de casa, e olha que eu nem percebia a importância desse gole de café - que bem que ele me fazia (ou mal)... de qualquer forma - foi a partir daí que meu amor (vício) pegou...


Me lembro que desde pequititinha, mas digo pequenininha mesmo - eu bebia café com leite - e olha que antigamente o leite era o Ninho em Pó - tinha que diluir um pouco, fazer uma "papinha" - bem ao modo de um leite condensado e ir misturando água aos poucos, depois minha avó ou avô ferviam - formava uma NATA imensa...

Nossa - recordar é viver... relembro o aroma, o coador, a chaleira...




Minha avó e minha mãe só iam ao centro da cidade uma vez por ano - é - aqui os ônibus eram raros e tudo era longe da USP...

Nós tínhamos uma vizinha e minha avó deixava lá um pedaço de pão e uma xícara de café com leite - nossa - era um baita "manjar dos deuses" - incrível - hoje a gente vê a criançada comer no Fast Food da vida e acharem que tudo é muito bom... mas bom mesmo é o sabor do pouco feito com amor, com aroma de café fresco e pão com margarina...


Esse pãozinho era meu lanchinho da tarde, esperando anaiosa, para saber qual seria meu presente de Natal...

Não me recordo de todos os brinquedos, não era como hoje, lógico, ganhávamos no máximo um por ano, ou quando dava sorte, no Bazar de coisas usadas, conseguíamos um brinquedo ótimo:

Fogãozinho de metal - um fofo
Susies - essas foram do bazar - 3 - pena que o tempo foi inclemente - guarde com todo carinho, mas elas ressecaram...
Bicicleta caloi que enferrujou por falta de uso, minha avó tinha medo que eu me acidentasse
Um tratorzinho com o mesmo sistema dos pedalinhos, era miúda e magra demais, não tinha força para movimentar o brinquedo
Bebe Gatinhando - uma graça de boneca, mas não me deixavam brincar, ela poderia quebrar - risos
E aquele bebe que encontramos em qualquer 1,99 hoje em dia...

De todos esses brinquedos, os que mais me diverti foi um carrinho, parecido com as miniaturas de hoje , mas sem fricção, claro: fazia das rachaduras do chão vermelho, minha auto-estrada e um boneco de cabeça dura e corpo mole.. risos... brinquei muito... com poucos brinquedos... mas cá entre nós... a infância tem seus coloridos, e se tem aroma de café... hummmmmmm

Vamos aprender a fazer o Cafezinho?? Mas calma, faz a receita que está acostumada (o), é só para ver que até para o trivial há um ritual...

Café de Coador:
Material:
Coador de Pano, limpo, de preferência fervido em outro pó, para perder o gosto da goma
Vasilha para aquecer a água
Xícaras

Ingredientes:
Água mineral ou filtrada
Café em Pó (pó de moagem fina)
Açúcar à gosto

Modo de Fazer:
Não deixe a água ferver, a temperatura ideal é de 90º, antes de borbulhar..
Não coloque o pó para ferver, o correto é colocar o pó no coador e ir colocando a água lentamente, e ver o processo acontecendo lentamente: caí água no pó e vira um néctar
A quantidade de pó de café vai do gosto individual... eu adoro café forte, então coloco uma média de 5 colheres de sopa para cada litro de água..


Dicas
Escalde Coador, Garrafa térmica (se for usar) e as xícaras, estas últimas aquecidas, manterão o cafezinho aquecido por mais tempo...

Açúcar, use a seu gosto...

Bom deguste!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...